Sede do Fuzileiros da Fuzarca é reinaugurada na Madre Deus

Fuzileiros da Fuzarca tem 82 anos de fundação e brincantes da terceira idade. (Foto: Divulgação/Handson Chagas)

Na rua Afrânio Peixoto, no coração do bairro Madre Deus, dezenas de integrantes do Bloco Fuzileiros da Fuzarca festejaram com música e alegria a reinauguração da sede da agremiação. Reformada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a casa vai atender melhor às necessidades do grupo e integrar o roteiro de turismo de experiência do bairro.

A reforma da casa contemplou fachada, banheiros, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos, piso, louças, metais e acessórios. “A Madre Deus é um bairro tradicional no Maranhão, de São Luís, onde nós pretendemos construir um turismo de experiência, em que as pessoas possam conhecer um pouco da nossa cultura”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Declarada em projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão, a Madre Deus abriga outros grupos que também serão beneficiados com a iniciativa.

“Nós iremos reformar primeiramente cinco casas de cultura. Começamos por essa casa, com 17 dias de obras, entregamos essa casa revitalizada, totalmente reformada, bonita, apta para receber o grupo como para movimentar o turista, mostrar um pouco essa tradição”, disse o secretário.

Estão em andamento ou entrarão em obras no bairro as sedes da Turma do Quinto, do Bloco Tradicional os Feras e do Boi da Madre Deus.

O bloco

Um dos mais tradicionais do Maranhão, o bloco Fuzileiros da Fuzarca foi fundado em fevereiro de 1936 por poetas e compositores apaixonados por samba e carnaval.

O bloco conta com aproximadamente 120 pessoas, a maioria da terceira idade, e ainda conserva a batucada original do antigo Carnaval da Madre Deus, bairro de São Luís hoje reconhecido como palco de diversas manifestações culturais.

DEIXE UM COMENTÁRIO