Programa Parlamento Jovem Brasileiro está com inscrições abertas

(Foto: Divulgação)

Para a edição 2019, as inscrições estarão abertas até 31 de maio. Podem participar estudantes de Ensino Médio com idade entre 16 e 22 anos. Os interessados precisam elaborar um projeto de lei e realizar a inscrição no link disponível da página do PJB (www.camara.leg.br/pjb), anexando, além do projeto de lei, todos os documentos solicitados.

Durante o período de inscrição no programa, escolas e professores promovem a difusão de conhecimentos sobre o papel do Poder Legislativo e incentivam os alunos interessados em participar do PJB a refletir sobre sua realidade política, social e econômica e a propor soluções para os problemas verificados, no formato de um projeto de lei.

Cada Secretaria de Educação realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos em seu estado, com base em critérios pré-definidos pela Câmara dos Deputados. Em seguida, a Câmara dos Deputados realiza a seleção final dos projetos pré-selecionados no estado e são divulgados os três estudantes que se tornarão deputados jovens, representando o Estado do Maranhão.

Os jovens selecionados irão a Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o trabalho dos deputados federais, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados.

Os trabalhos do PJB serão realizados de 23 a 27 de setembro de 2019, na Câmara dos Deputados. Mais informações podem ser obtidas no site (www.camara.leg.br/pjb), no Facebook.

Três maranhenses participaram da Edição 2018

Os três selecionados na última edição do PJB, em Brasília. (Foto: Divulgação).

O estudante Paulo Vitor Abreu Aguiar do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, no município de Porto Franco, foi um dos três maranhenses selecionados na última edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que possibilita aos jovens experiências com o processo político e democrático na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Junto com Paulo Vitor, também representaram o Maranhão: Graciele Bispo da Silva (CE Dr. Antônio Jorge Dino, em Colinas) e Wellington Fernando dos Santos Menezes (CE Maria Casemiro Soares).

“O PJB é incrível. Você tem todas as experiências que um jovem protagonista pode vivenciar. Lá você desenvolve seu poder de argumentação, amplia seu conhecimento. Não é só ir em Brasília, é uma experiência que transforma a nossa vida, porque a partir do projeto que elaboramos, podemos ajudar o próximo e incentivar outros jovens a serem protagonistas”, ressaltou o estudante Paulo Vitor, que participou da edição do programa em 2018.

DEIXE UM COMENTÁRIO